quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alunos participam de aula de civismo na Assembleia Legislativa

terça-feira, 14 de maio de 2013

P or: Paulo Fernandes Foto: Giuliano Lopes

Instituído por um ato da Mesa Diretora, coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e auxiliado pela Diretoria de C erimonial e Relações Públicas do Poder Legislativo, a Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (14/5), o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, no pátio externo da C asa de Leis.

A escola convidada para participar da cerimônia foi a Amélio C arvalho Baís. Vieram à Assembleia Legislativa 34 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências e aprender um pouco sobre o funcionamento da C asa de Leis.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), a cerimônia é importante para cultivar nos jovens o sentimento de civismo. “O que nós queremos transmitir é que a bandeira do Brasil é importante. Queremos que os jovens sintam o orgulho do nosso País”, disse.

Jerson ressaltou ainda que o evento aproxima a Assembleia Legislativa da sociedade. “Não queremos que a
sociedade se distancie da sua casa. A Assembleia Legislativa é a C asa do Povo. Queremos que os jovens entendam a importância da Assembleia Legislativa”, declarou.

A diretora da Escola do Legislativo, professora C larice Maciel, destacou que o hasteamento das bandeiras na entrada da Assembleia Legislativa foi um momento emocionante e importante de civilidade. “Esse projeto é um ato de patriotismo, de amor e respeito à pátria”, destacou.

Após a execução do hino, pela banda do C MO (C omando Militar do Oeste), alunos soltaram bexigas brancas, simbolizando a paz. A banda tocou sob a regência do subtenente Péricles.

O comandante da 9ª Região Militar, general de brigada Edson Henrique Ramires, também destacou a importância do
patriotismo. “O jovem precisa entender que a bandeira é um símbolo nacional”.

Diretor da escola Amélio Baís, Paulo Antonio C astaldeli considera eventos como esse importantes para a formação da cidadania. “C onstantemente temos eventos como esse para os jovens terem esse sentimento de cidadania e de orgulho do País”, informou.

Ao final da solenidade de hasteamento das bandeiras, Jerson Domingos fez a entrega de uma bandeira nacional à Escola Amélio C arvalho Baís.

O ato solene, que contará sempre com a presença de alunos do ensino médio de escolas públicas ou particulares, especialmente convidados para a ocasião, acontecerá com a execução do hino nacional por uma banda militar sempre na primeira terça-feira de cada mês. Serão priorizadas as escolas ligadas ao projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense.

Nenhum comentário: