quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Estudante da EE Amélio de Carvalho Baís é selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) já selecionou os trabalhos que serão apresentados este ano, na nona edição do programa. Foram mais de mil projetos de lei enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio às Secretarias de Educação dos Estados. Os trabalhos escolhidos foram encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da Câmara dos Deputados, que selecionou os setenta e oito (78) projetos participantes.

Durante cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como deputados federais.  A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material em Braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.

O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes na Casa, recebem 1 representante jovem.

O resultado da seleção do Parlamento Jovem Brasileiro 2012 é apresentado abaixo. Após a identificação da unidade federativa, segue-se o nome do aluno (parlamentar jovem), sua escola, cidade e a ementa de sua proposição.

MS
Marcela Vieira
E. E. Amélio de Carvalho Baís
Campo Grande
Alteram dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para inserir no currículo básico a disciplina de Trânsito.

Nenhum comentário: