Estudante da EE Amélio de Carvalho Baís é selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro
O
resultado da seleção do Parlamento Jovem Brasileiro 2012 é apresentado
abaixo. Após a identificação da unidade federativa, segue-se o nome do
aluno (parlamentar jovem), sua escola, cidade e a ementa de sua
proposição.
O
Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) já selecionou os trabalhos que serão
apresentados este ano, na nona edição do programa. Foram mais de mil
projetos de lei enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio
às Secretarias de Educação dos Estados. Os trabalhos escolhidos foram
encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da
Câmara dos Deputados, que selecionou os setenta e oito (78) projetos
participantes.
Durante
cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, jovens de todo o país
participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como
deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos
pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e
representação política por meio da vivência do processo democrático.
Nos
projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a
área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos
participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que
diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material
em Braile, educação para alunos com necessidades especiais e
acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas,
como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à
criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.
O
número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é
proporcional ao número de Deputados Federais. São Paulo, por exemplo,
que tem o maior número de deputados, recebe 11 parlamentares jovens,
enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes na Casa,
recebem 1 representante jovem.
MS
Marcela Vieira
E. E. Amélio de Carvalho Baís
Campo Grande
Alteram
dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional, para inserir no currículo
básico a disciplina de Trânsito.
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