quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estudante da EE Amélio de Carvalho Baís representa MS no Parlamento Jovem

              
             Entre os dias 26 e 30 de setembro, a estudante de 17 anos Vanessa Kazuko Grauth Barnabé, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, Conjunto Coophatrabalho, Campo Grande, participou, em Brasília, da oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro, representando o Estado de Mato Grosso do Sul. Dos quase mil projetos enviados às Secretarias de Educação Estaduais, setenta e sete passaram por todas as etapas da seleção e foram escolhidos pelos assessores legislativos da Câmara dos Deputados.

            Durante esses cinco dias os estudantes participaram da Solenidade de Posse como deputados jovens e também da eleição da mesa do PJB 2011. Acompanharam o processo legislativo do país e realizaram a mesma rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara, debatendo, defendendo e votando os Projetos de Lei por eles apresentados. O Projeto de Lei apresentado por Vanessa propõe a alteração dos artigos 26, 35 e 36 da LDB - Lei n. 9394/96, para tornar obrigatório o ensino de Noções de Organização do Estado, Direito do Consumidor e Direito Ambiental nas escolas.

  

  Antes da viagem, em visita à Secretaria de Estado de Educação (SED), Vanessa foi recebida pela secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, que desejou sucesso e boa viagem à estudante. O diretor da EE Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli, contou que “Vanessa apresentará as atividades e os temas trabalhados em Brasília para os outros alunos da escola. Eles se sentem valorizados por ter uma colega representando o Estado”.


           Desde 2009, a escola que atende cerca de 200 estudantes no Programa Ensino Médio Inovador tem representantes no Parlamento Jovem. Os alunos são estimulados a participar e contam com apoio dos professores. Eles passam nove horas por dia na escola e, no contraturno das aulas, os estudantes do 1º e 2º anos contam com oficinas de cartografia, física e química experimental, atletismo, judô, xadrez e teatro. Já os alunos do 3º ano frequentam as aulas do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).

Vanessa destaca:



        "O Parlamento Jovem Brasileiro pra mim foi a melhor experiência da minha vida. Foi onde tive oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, vivenciar coisas incríveis e principalmente aprender muito (não somente sobre política e democracia, mas sobre a vida)!

          Ser a única representante de MS em um evento tão grandioso como o esse, foi uma grande responsabilidade, mas acredito que fiz meu papel de maneira eficiente, utilizei de argumentos que acredito para defender minhas ideias e representei a voz de todos os jovens sul-mato-grossenses naquele congresso. Receber elogios das pessoas que trabalham na própria Câmara dos Deputados (como dos assessores, de deputados e de um professor legislativo) foi uma das melhores recompensas que eu poderia ter.

         Fez valer a pena cada esforço e cada noite mal dormida na elaboração do meu Projeto. Reforça a ideia de que o ser humano sempre está propicio a aprender, mesmo nos momentos que menos imagina. As oportunidades estão surgindo a todo o momento, cabe a nós agarrá-las e saber desfrutar de cada segundo.

      Durante os dias 25 à 30 de Setembro, realmente pude entender como funciona a Câmara dos Deputados, como é o processo legislativo na elaboração de leis e na tramitação das matérias, bem como é o trabalho parlamentar em comissões, reuniões de bancada, nas frentes parlamentares e no plenário. Tudo muito Fascinante!

Foi pouco tempo, mas cada segundo foi muito intenso. Valeu a pena!"


Fonte: Site da SED
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=156366&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213














Nenhum comentário: