quarta-feira, 25 de maio de 2011

SAPONIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA

               O projeto de Saponificação Sustentável está sendo desenvolvido na Escola Estadual Amélio de Carvalho Bais, Coordenado pela professora Fabiana Siqueira na Oficina de Química Experimental visando a reutilização de óleo de cozinha, a experimentação científica e a aplicação dos princípios da sustentabilidade.


              Os óleos vegetais, em quantidades exageradas na água (rios, açudes, lagos, etc.) provocam um aumento excessivo na quantidade de nutrientes (fósforo e nitrogênio) favorecendo a proliferação de determinadas algas e consequente eutrofização, o que causa a morte de peixes e outros animais, além de odor e aspecto extremamente desagradáveis.

             Tendo isso em questão, podemos dizer que a reutilização dos óleos e gorduras domésticos contribui de forma integrada com o meio ambiente e a sociedade como um todo, facilitando a conscientização e o desenvolvimento sustentável da comunidade escolar.

            Na tarde de 24/05 a professora partiu para a prática e juntamente com os alunos da Oficina fabricaram o Sabão Líquido e Sabão em barras.
Confira nas imagens.







Destaque no site da SED.
http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=143610&voltar=home&site_reg=98&id_comp_orig=213

Nenhum comentário: