quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA




APRESENTAÇÃO



             A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís foi criada em 17 de Julho de 1981, esta localizada na Avenida Florestal, s/n, bairro Coophatrabalho, em Campo Grande - MS.

             Em Fevereiro de 2009 iniciou o projeto de Ensino Médio de Período Integral, onde a carga horária total é de 4.102 horas das quais 20% são de atividades optativas (oficinas), sistematizadas e articuladas com os componentes curriculares obrigatórios.

            Já no ano de 2010 foi implantado o Ensino Médio Inovador e o Programa Mais Educação também de período integral. O Ensino Médio Inovador é um programa do Governo Federal em parceria com os Estados, que surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. Estimulando diversificação dos currículos com atividades integradoras, bem como ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.



OBJETIVOS



  •    Formação integral do educando com aproveitamento produtivo do tempo na escola, atualizando, formando e aperfeiçoando nossos alunos, tornando-os mais preparados e competitivos frente aos processos seletivos, ingresso em Universidades públicas e sucesso na atuação no mercado de trabalho.



PROJETOS




Nossa escola, através da execução de projetos atua na participação de toda comunidade escolar, pois os projetos oportunizam ainda mais o processo de ensino aprendizagem, responsabilidade, autonomia, cidadania e lazer.

- O Projeto Minha Terra, tem como objetivo principal a obtenção de conhecimento dos alunos envolvidos em relação à cidade em que moram.

- O Projeto Momento Cívico busca atingir o exercício de cidadania, envolvendo todos os alunos da escola, resgatando o amor e o respeito pelos símbolos nacionais.


- Projeto de Meio Ambiente através da implantação da horta escolar é um espaço para aprendizagens múltiplas e significativas com enfoque de sustentabilidade no ambiente escolar.

- Projeto Poesia na Escola busca descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.



ATIVIDADES EXTRA-CLASSE



- Participação em eventos, bem como a semana de Prevenção ao câncer de Intestino realizada na praça central do Shopping Campo Grande.

- Feiras das Profissões realizadas pelas Universidades UCDB e Anhanguera-UNAES.

- PALESTRAS:

- Diversidades com Lucélia Macedo membro da MESCLA;

- Doutor Eduardo Cury (Coordenador do SAMU), abordou assunto sobre violência, orientando todos da unidade escolar sobre como evitar os conflitos e violências no ambiente em que vivem.

- Educação, Trabalho e Justiça realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ºRegião.



OFICINAS



            Como transformar a realidade de nossos alunos dentro desse ambiente escolar?

            Este é o objetivo do Projeto Ensino Médio Inovador/ Mais Educação da E. E. Amélio de Carvalho Baís. Todos os dias os alunos vivenciam momentos inovadores durante as atividades pedagógicas com práticas de iniciação científica e diferentes mecanismos para melhor abordagem teoria/prática.

            Estas proporcionam um aprofundamento dos conteúdos interdisciplinares oportunizadas por meio de práticas realizadas na modalidade de oficinas.

• Pintura: Desenvolvimento intelectual, emocional, social e estético, tendo como incentivo a pintura;

• Teatro: Desenvolvimento de habilidades e técnicas para as apresentações de peças teatrais;

• Educação para Sustentabilidade: Horta Escolar/ Qualidade de Vida: Educação sustentável, com o intuito de sensibilizar os alunos para os problemas enfrentados no meio ambiente;

• Atletismo/Judô: Estimula a prática e vivência das manifestações corporais relacionadas à Luta e Prática Esportiva desenvolvendo cultura, relações sociais, afetivas e emocionais;

• Xadrez: Desenvolvimento da capacidade intelectual e do raciocínio-lógico;

• Produção Textual e Redação Oficial: Ampliação das condições de interpretação e produção de texto;

• Cartografia: Desenvolvimento de estudos e operações científicas e técnicas, relacionadas à elaboração e utilização de mapas de acordo com determinada escala;

• Sociedade Sul-matogrossensse: Estudo da dança regional representando as colônias, da culinária típica, do patrimônio ecológico e do Pantanal;

• Física Experimental: Desenvolvimento de técnicas para obtenção, tratamento e análise de dados através de experimentos de mecânica, hidrodinâmica, eletromagnetismo, óptica, entre outras;

• Matemática Financeira e Economia doméstica: Oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e superar dificuldades com ênfase na resolução de exercícios e práticas inovadoras;

• Vidrarias Alternativas: Realização de experimentos que envolvem reagentes, catalizadores entre outros, com o objetivo colaborar para que o aluno obtenha melhor entendimento das reações químicas e conheça melhor a natureza por meio dela.

• Música e Fanfarra: Apresentação teórica e prática dos diferentes tipos de instrumentos por categorias: percussão, corda, sopro, entre outros.

• Produção Científica: Prepara o aluno para coletar dados, registrar procedimentos e escrever resultados de pesquisa obedecendo normas e métodos científicos.
 
CONQUISTAS



• Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – 2010: A nossa escola conquistou o 3º lugar, estiveram presentes para prestigiar esse evento de premiação toda a comunidade escolar, destacamos a presença de alunos, funcionários administrativos e professores da unidade.

• 4º JOERES: O aluno Flávio Rodrigo Duarte Barbosa do 2º ano B conquistou o 1º lugar em Xadrez e Guilherme Valadares do 2º B conquistou a 5ª colocação, na competição Estadual que foi realizada na Escola Estadual Joaquim Murtinho no dia 14 de setembro de 2010.

• Em 2009 o aluno Robson Medrado, foi eleito representante do MS no Jovem Parlamentar Brasileiro, onde esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), vivenciando sessões dos parlamentares e a votação dos projetos de lei. No ano de 2010 consecutivamente teremos a aluna Lorena Nantes Zuza Coelho representando o MS no Jovem Parlamentar Brasileiro.

• Em 2010: Aluna Talita Galvão, eleita representante do Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul.

• Em 2010: Alunas Marcela Vieira, Ana Paula da Silva Oréquio e Paola Rieger, eleitas com mandato por 02 anos no Parlamento Jovem Estadual, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul



Tendo como visão maior a atualização, formação e aperfeiçoamento dos nossos alunos para o ingresso em Universidades públicas e a atuação no mercado de trabalho.



ESSA É A NOSSA ESCOLA AMÉLIO DE CARVALHO BAÍS QUE ESTÁ SEMPRE DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBER A SUA VISITA.


COMO SE MATRICULAR?



A partir de 27 de novembro de 2010 a pré-inscrição para a matrícula será feita, via internet, nos sites www.sed.ms.gov.br, www.matriculadigital.ms.gov.br ou na Secretaria da Escola.



As inscrições deverão ser efetuadas uma única vez, de 27/11/2010 a 7/1/2011. Para quem perder esse prazo, há uma nova chance de 9/1/2011 a 28/1/2011.





CONTATOS



Avenida Florestal S/nº

Bairro Coophatrabalho

Fone: 3314 - 7054

Acesse também o nosso Blog:

http://escolaameliodecarvalhobais.blogspot.com/







Nenhum comentário: