segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Alunas selecionadas para participar da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul visitam a Secretaria de Estado de Educação

Selecionadas para participar da etapa nacional do Parlamento Juvenil, Hadylse Maria Lourdes Palhano, aluna da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado e Talita Galvão dos Santos, da EE Amélio de Carvalho Baís, estiveram hoje na Secretaria de Estado de Educação.
Na oportunidade, a Secretária de Estado de Educação, Cheila Cristina Vendrami, cumprimentou as alunas selecionadas e declarou “aproveitem a viagem que vocês farão a Brasília; observem e entendam mais do trabalho exercido por nossos representantes no Congresso Nacional; discutam e defendam as suas propostas.”
O objetivo do Parlamento é discutir com os alunos dos países membros do Mercosul a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e na comunidade. Para participar da etapa nacional, foram escolhidos cem candidatos, sendo 3 por estado e 19 que representam a diversidade.
As Secretarias Estaduais de Educação observaram uma série de critérios para selecionar os alunos. Um deles foi o equilíbrio da representação de meninos e meninas. Também foram avaliados desempenho escolar, espírito de liderança e algum tipo de experiência de participação social.
Na seleção brasileira do Parlamento Juvenil, os estudantes vão assistir a palestras sobre o Mercosul e sobre os desejos dos jovens do Ensino Médio, além de participar de oficinas sobre música, comunicação, teatro, vídeo, fotografia, expressão corporal, rádio e animação. Durante o evento, apenas um estudante de cada estado será escolhido para representar o Brasil no evento internacional, que acontece em outubro em Montevidéu, Uruguai.
Além dos alunos, também foram indicados professores para acompanhar os estudantes na fase nacional. Do conjunto de docentes, nove serão escolhidos para ir a Montevidéu, sendo que cada professor será responsável por três alunos.
“Parabéns a todas pela conquista! Que vocês tenham outras oportunidades na vida tão importantes quanto esta”, finalizou a Secretária ao referir-se às alunas selecionadas para representar o estado de Mato Grosso do Sul no evento.
Fonte:SED/MS
Por: : Vaneli Garcia Cesar

Nenhum comentário: