quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como interpretar textos

Como Interpretar textos
Cada vez tornam-se mais usada a interpretação de textos em testes importantes, como vestibular, concursos públicos e provas de proficiência. Eles costumam ser o “bicho-papão” que apavora os alunos, mas não deveria ser assim, já que provavelmente são a única parte do teste que já traz suas próprias respostas, bastando que o aluno as encontre.
Antes de interpretar um texto o aluno deve entender que tipo de análise está sendo proposto. Basicamente existem dois tipos de análise:
1. Subjetiva

Nesse tipo de análise pede-se que o aluno responda o que ele pensou, sua opinião e deduções sobre o texto. A margem de acerto é mais elástica, sendo permitida uma variação maior nas respostas, mas por ser também mais difícil de corrigir devido à sua subjetividade é pouco freqüente o encontrarmos em provas importantes, como vestibular ou concursos públicos. Costuma ser mais empregado no primeiro ou segundo graus, quando a meta a ser atingida é que o aluno aprenda a escrever e ordenar idéias, ou aprender figuras de linguagem e emprego de vocabulário mais rico.
2. Objetiva
Esse é o tipo de análise mais usado hoje em provas oficiais, pede-se que seja citado exatamente o que constava do texto, explícita ou implicitamente.
Tome cuidado nesse tipo de análise para citar exatamente o que está no texto. Muitas alternativas são semelhantes, mas escolha sempre aquela que mais se aproxima ao texto em significado. Na análise objetiva de um texto científico sobre assunto específico, cite apenas o que está no texto.
Análises sobre assuntos muito debatidos e atuais costumam prejudicar o aluno porque muitas vezes há alternativas com elementos que não estão no texto mas são informações que o aluno já tinha anteriormente sobre o assunto.
Tome também cuidado porque não se pedem respostas “morais”, ou seja, não se leva em conta a sua opinião, e sim o que o autor escreveu. Se o texto é sobre o aborto e lá constar que “o aborto é a melhor solução quando a mãe é de uma família de baixa renda” é isso que você deve colocar como resposta na questão:
Não importa o que você acha, o que importa é apenas interpretar o texto, portanto se você é contra o aborto, nada de marcar outra resposta que não seja “o aborto“.


Erros comuns na interpretação objetiva
Os alunos pecam essencialmente por:
1- Excesso – algumas alternativas vão além do que está no texto, induzindo o aluno desatento ao erro.
2- Falta de elementos importantes – o aluno assinala uma resposta incompleta em relação ao que está sendo pedido.
3- Semelhança – por conter muitas palavras semelhantes ao texto o aluno assinala respostas cujo sentido é um pouco ou totalmente divergente do que está escrito.
Conclusão
Da próxima vez em que for analisar um texto, lembre-se de não incorrer nesses erros e preste muita atenção ao que está sendo pedido, pois algumas questões costumam ser fatais se você não ler o enunciado. São comuns enunciados como abaixo:
• Assinale o que não foi citado no texto.
• Segundo o texto, o que é falso.
Veja que nesse tipo de questão você terá que encontrar exatamente o contrário do que está no texto.
PESQUISA REALIZA PELOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
AULA DE REDAÇÃO-PROFESSORA LETÍCIA

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